No dia 19 de setembro de 2013 ocorreu a 1ª reunião do Conselho Municipal de Trânsito de Itaguara na Câmara Municipal, conforme a Lei nº 1.483, de 23 de agosto de 2013. Devido ao aumento do fluxo acima da média no trânsito em nosso município e por conseguinte o aumento de suas complicações foi criado o Conselho.
O CMTRANS (Conselho Municipal de Trânsito de Itaguara) é composto por 10 ( dez ) membros titulares e igual número de suplentes de diversos seguimento da sociedade itaguarense, sendo eles: representados por membros da Administração Púbica, Policia Militar, Policia Civil, Parlamentares, Auto Escolas, Associação Comercial Industrial, Caminhoneiros e Taxistas.
