terça-feira, 23 de dezembro de 2014

CMTRANS/PREFEITURA INICIA OBRA DE SINALIZAÇÃO VIÁRIA HORIZONTAL

O CMTRANS em parceria com a Prefeitura iniciou no mês de dezembro obras de sinalização viária horizontal na área urbana do município que estavam apagadas o que dificultava o uso das mesmas, tanto para os pedestres como para os motoristas com os seus veículos. Inicialmente realizamos as revitalizações das faixas de pedestres existentes, para posteriormente serem feitas novas em pontos estratégicos da cidade. Também foram pintadas as lombadas, os pontos de estacionamento, os pontos de carga e descarga, além dos pontos de táxi.
O CMTRANS anuncia também que em breve seram realizadas novas sinalizações agora as verticais (placas), serão trocadas as placas danificadas e serão mudados alguns sentido de algumas vias.






A sinalização horizontal tem a finalidade de transmitir e orientar os usuários sobre as condições de utilização adequada da via, compreendendo as proibições, restrições e informações que lhes permitam adotar comportamento adequado, de forma a aumentar a segurança dos mesmos enquanto à via.
A sinalização horizontal é classificada segundo sua função:
● Ordenar e canalizar o fluxo de veículos;
● Orientar o fluxo de pedestres;
● Orientar os deslocamentos de veículos em função das condições físicas da via, tais como,
 geometria, topografia e obstáculos;
● Complementar os sinais verticais de regulamentação, advertência ou indicação, visando
 enfatizar a mensagem que o sinal transmite;
● Regulamentar os casos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB)





A sinalização Vertical:
● Permite o melhor aproveitamento do espaço viário disponível, maximizando seu uso;
● Aumenta a segurança em condições adversas tais como: neblina, chuva e noite;
● Contribui para a redução de acidentes;
● Transmite mensagens aos condutores e pedestres.




Segundo  Presidente do Conselho de Transito o Sr.Gustavo de Miranda Tavares  “Uma cidade bem sinalizada, melhora a vida das pessoas, pois possibilita uma segurança aos pedestres e também aos motoristas. Vale ainda ressaltar, que disciplina o cidadão enquanto as leis de trânsito, o que muito importante nos dias de hoje. E é uma preocupação de todos que integram o CMTRANS”, concluiu.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

CMTRANS PROMOVE SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO



O Contran - Conselho Nacional de Trânsito - definiu como tema para a Semana Nacional do Trânsito de 2014: 'Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre'. Tal diretriz visa a sensibilizar as pessoas e o poder público a respeito da necessidade de preservar a vida, priorizando a circulação dos pedestres. A Semana Nacional do Trânsito acontece em todo o Brasil, entre os dias 18 e 25 de setembro.

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional tem a finalidade de conscientizar a sociedade, internalizando valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida", focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.


O CMTrans - Conselho Municipal de Trânsito de Itaguara - observando o crescimento expressivo da frota local, o frequente trânsito de veículos pesados nas vias da cidade, além dos atropelamentos e acidentes, inicia uma ação de mobilização - em parceria com a Policia Militar, Auto Escolas, JCC, ASCOMIT e Administração Municipal - para a realização de uma campanha de conscientização e educação no trânsito dentro do município. As ações fazem parte do calendário de eventos da entidade (CMTrans), o que não fica restrita à conscientização somente dos motoristas, mas também para os ciclistas motorizados e não motorizados, veículos leves e pesados e pedestres.

A abertura do evento foi realizada na Rua Padre Gregório, dia 18, com blitz educativa e distribuição de panfletos do cronograma das atividades. Desde então, estão sendo feitas intensas atividades, buscando a conscientização dos motoristas e dos pedestres. A programação completa segue abaixo:



A conscientização é muito importante e deve começar desde cedo. Aproveitem o dia de hoje para conversar com seus filhos, sobrinhos e netos sobre educação no trânsito. Temos que dar e ser exemplo para eles enquanto estiverem conduzindo seus veículos ou transitando pelas ruas. Respeitando sempre os limites de velocidade, com ultrapassagens seguras, utilizando o cinto de segurança e não dirigir sobre o efeito do álcool, já são ações pessoais que contribuem para um trânsito civilizado e seguro. Como também ter em mente pequenos atos de gentileza e de respeito para ajudar a fazer uma realidade muito melhor nas ruas e nas estradas brasileiras. 

Lembre-se que todo motorista é também pedestre. E o cuidado com  a vida própria e a do próximo vale para todos.  E continuem acompanhando nosso blog! Teremos sempre dicas e notícias atuais sobre trânsito. Participem, deixem comentários ou envie email para cmtransitaguara@hotmail.com, pois também queremos ouvir vocês! E não se esqueçam: a segurança é uma responsabilidade de todos! Feliz Dia Nacional do Trânsito!




quarta-feira, 6 de agosto de 2014

CMTRANS COMUNICA MUDANÇA NO TRÂNSITO DA RUA ANTONIO PACHECO

A Prefeitura de Itaguara e o CMTRANS (Conselho Municipal de Trânsito) comunica a população itaguarense sobre alteração no de trânsito apartir desta semana na Rua Antonio Pacheco. 

O trafego de Caminhões e Ônibus na Rua Antonio Pacheco sentido bairro dos Dias não será mais permitido exceto para caminhões do SAAE, de atendimentos ao trânsito local e Secretaria de Saúde. Os Ônibus e Caminhões que necessitarem de se deslocarem para o Bairro dos Dias e adjacências terão de usar a Avenida Eliziario Ramos, Rua Joaquim Murtinho e a Rua XV de Novembro.









Agora os Caminhões e Ônibus que vierem do Bairro dos Dias com sentido para o Centro terão que usar a Rua XV de Novembro, Rua Joaquim Murtinho, Avenida Eliziario Ramos ou Rua Expedicionário João Batista dos Reis para se deslocar até o centronão será mais permitido o trânsito destes veículos utilitários Pesados na Rua Antonio Pacheco. Abaixo foto ilustrativa do local.

 RUA XV DE NOVEMBRO PRÓXIMO A RUA CORNÉLIO FONSECA






Também haverá um trecho próximo ao comercio do Tião da Charrete que não será permitido estacionar dos dois lados para aumentar o espaço de trafego de veículos.





quinta-feira, 13 de março de 2014

CMTRANS COMUNICA FECHAMENTO DE TRÂNSITO DA VIA EXPRESSA

A Prefeitura de Itaguara e o CMTRANS (Conselho Municipal de Trânsito) comunica a população itaguarense sobre alteração no de tráfego de veículos apartir das 10:40 horas na Avenida Eliziario Ramos(Via Expressa) da esquina da Rua Mario Lima no Poliesportivo até a esquina da Rua Antonio Pacheco no Parquinho. A via vai ficar interditada por tempo indeterminado devido a obra de construção de base de asfalto e recapeamento da via que está danificado.
Certo de sua compreensão em breve a situação será normalizada.

Avendia Eliziario Ramos esquina com Rua Mario Lima

                                 Avenidia Eliziario Ramos esquina com Rua Antonio Pacheco

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

CMTRANS INFORMA TRÂNSITO INTERDITADO NA RUA XV DE NOVEMBRO

A Prefeitura de Itaguara e o CMTRANS (Conselho Municipal de Trânsito) comunica a população itaguarense sobre alteração no de tráfego de veículos no período da tarde apartir das 10:40 horas na Rua XV de Novembro, da esquina da Rua Cornélio Fonseca até a marginal da BR 381 próximo a trincheira na empresa Madeireira João Crente, por motivo de recapeamento do asfalto da via que está danificado.


Certo de sua compreensão em breve a situação será normalizada.










quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CMTRANS INFORMA TRÂNSITO EM MEIA PISTA NA RUA XV DE NOVEMBRO

A Prefeitura de Itaguara e o CMTRANS (Conselho Municipal de Trânsito) comunica a população itaguarense que devido as obras de recapeamento de asfalto na Rua XV de Novembro nas proximidades da Igreja Quadrangular até a Oficina do Claudio Motos o trânsito está em meia pista. Esta situação vai ocorrer até semana que vem e em breve a situação será normalizada.