quarta-feira, 17 de setembro de 2014

CMTRANS PROMOVE SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO



O Contran - Conselho Nacional de Trânsito - definiu como tema para a Semana Nacional do Trânsito de 2014: 'Cidade para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre'. Tal diretriz visa a sensibilizar as pessoas e o poder público a respeito da necessidade de preservar a vida, priorizando a circulação dos pedestres. A Semana Nacional do Trânsito acontece em todo o Brasil, entre os dias 18 e 25 de setembro.

Prevista na Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 – Código de Trânsito Brasileiro, a Semana Nacional tem a finalidade de conscientizar a sociedade, internalizando valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a "valorização da vida", focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.


O CMTrans - Conselho Municipal de Trânsito de Itaguara - observando o crescimento expressivo da frota local, o frequente trânsito de veículos pesados nas vias da cidade, além dos atropelamentos e acidentes, inicia uma ação de mobilização - em parceria com a Policia Militar, Auto Escolas, JCC, ASCOMIT e Administração Municipal - para a realização de uma campanha de conscientização e educação no trânsito dentro do município. As ações fazem parte do calendário de eventos da entidade (CMTrans), o que não fica restrita à conscientização somente dos motoristas, mas também para os ciclistas motorizados e não motorizados, veículos leves e pesados e pedestres.

A abertura do evento foi realizada na Rua Padre Gregório, dia 18, com blitz educativa e distribuição de panfletos do cronograma das atividades. Desde então, estão sendo feitas intensas atividades, buscando a conscientização dos motoristas e dos pedestres. A programação completa segue abaixo:



A conscientização é muito importante e deve começar desde cedo. Aproveitem o dia de hoje para conversar com seus filhos, sobrinhos e netos sobre educação no trânsito. Temos que dar e ser exemplo para eles enquanto estiverem conduzindo seus veículos ou transitando pelas ruas. Respeitando sempre os limites de velocidade, com ultrapassagens seguras, utilizando o cinto de segurança e não dirigir sobre o efeito do álcool, já são ações pessoais que contribuem para um trânsito civilizado e seguro. Como também ter em mente pequenos atos de gentileza e de respeito para ajudar a fazer uma realidade muito melhor nas ruas e nas estradas brasileiras. 

Lembre-se que todo motorista é também pedestre. E o cuidado com  a vida própria e a do próximo vale para todos.  E continuem acompanhando nosso blog! Teremos sempre dicas e notícias atuais sobre trânsito. Participem, deixem comentários ou envie email para cmtransitaguara@hotmail.com, pois também queremos ouvir vocês! E não se esqueçam: a segurança é uma responsabilidade de todos! Feliz Dia Nacional do Trânsito!




Nenhum comentário:

Postar um comentário